quinta-feira, 9 de junho de 2011

Commander – breve explicação

Commander tem vindo a evoluir ao longo dos anos, no princípio foi
denominado EDH porque só se podiam usar como comandantes os cinco Elder Dragon Highlander, hoje em dia podes usar qualquer criatura lendária.
Cabe dizer que originalmente se chamava generais aos comandantes.
Comandantes? O que é isso?
Cada baralho de Commander é liderado por um comandante. A importância dos comandantes é que quando são destruídos ou exilados vão para uma zona especial, a zona de comando, de onde os podes voltar a jogar uma e outra vez. Poderás sempre voltar a jogar o teu comandante, o que faz com que nunca fiques sem criaturas!
Para construir um baralho de Commander necessitas de 100 cartas, sendo uma delas o teu comandante, e deverá ser uma criatura lendária. As demais cartas do baralho deverão partilhar a mesma identidade de cor com o teu comandante, ou seja deverão coincidir exclusivamente com as cores do teu comandante e só poderás jogar com uma cópia de cada carta à excepção dos terrenos básicos.
A identidade de cor de um comandante são todas as cores que aparecem no seu custo e no seu texto de regras. Se, por exemplo, o teu comandante é o Doran, a torre de assédio, poderás conter no teu baralho cartas brancas, verdes e negras e se o teu comandante é o Memnarch somente poderás jogar com cartas azuis.
Um jogo de de Commander pode ser jogado em formato multi-jogador ou 1 contra 1. Mas vamos centrar-nos no formato multi-jogador, que é o que se jogará nas Launch Parties, e para o qual estão desenhados os baralhos que encontrarás nas mesmas.
Isto, que parece excessivamente técnico e complexo, significa simplesmente que se joga todos contra todos! Podes atacar qualquer jogador da mesa, e os teus feitiços irão afectar todos os outros jogadores.
Sim! Podes jogar contra vários amigos de uma vez!
Quaisquer das condições normais de vitória no Magic também se aplicam a Commander, mas para além de perderes por chegares a 0 pontos de vida, comprares de um grimório vazio ou por teres 10 contadores de veneno (para citar alguns exemplos) em Commander também podes perder o jogo por receberes 21 pontos de dano de combate de um mesmo comandante durante uma partida.
As Launch Parties de Commander, que se celebram entre 17 e 19 de Junho, serão algo diferentes das dos restantes produtos. Nestas Launch Parties estarão disponíveis cinco baralhos pré-construídos tricolor diferentes de 100 cartas cada um, e poderás escolher um para jogar durante o evento.
Além disso, receberás uma carta promocional holográfica de tamanho
grande de uma das seguintes criaturas lendárias, nunca antes publicadas numa colecção de Magic:

Vish Kal, Blood Arbiter
Nin, the Pain Artist
Skullbriar, the Walking Grave
Basandra, Battle Seraph
Edric, Spymaster of Trest

Nestes cinco baralhos estão distribuídas 51 novas cartas de diferentes raridades que não haviam sido publicadas antes em nenhuma colecção de Magic. Há 15 cartas novas em cada baralho e para além disso cada um deles inclui três cartas foil de tamanho grande.
Estas 51 cartas serão legais em Vintage e Legacy no mesmo dia das Launch Parties, mas não o serão nos demais formatos de construído.

Os baralhos pré-construidos de Commander estão desenhados usando para cada um deles uma combinação de três cores “wedge”. Este termo significa uma combinação de uma cor com as suas cores inimigas; exemplos de cartas “wedge” são Anjo do Relâmpago e Doran.

As cartas de criaturas lendárias destas combinações de cores são escassas no Magic, mas felizmente em cada um dos cinco baralhos poderás encontrar na Launch Party o correspondente dragão de Planar Chaos a cada combinação de cores assim como três novos comandantes nessas mesmas cores, para além das mencionadas versões foil de tamanho grande de cada um dos dragões e dos comandantes de cada baralho.
Lembra-te que estes baralhos estão prontos para jogar (não te esqueças de levar para a Launch Party os teus protectores de cartas), mas podes melhora-los incluindo as tuas cartas favoritas, ou também incorporar as novas cartas de Commander.

3 comentários: